18 March, 2019

Fecomércio-PA participa de seminário sobre economia

Crédito: Adriano Abbade

Presidente da Federação, Sebastião Campos, destacou importância do evento para avaliar cenário este ano

Representantes da Fecomércio Pará participaram no dia 15 de março, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (antigo Sesc Boulevard), do Seminário Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense 2019. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Estudos e Análise Conjuntural (GEAC) e contou com a organização do Governo do Estado do Pará, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e apoio da Fecomércio Pará. O evento foi acompanhado por empresários, pesquisadores, lideranças do setor produtivo, presidentes de sindicatos filiados à Federação e estudantes.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PA, Sebastião Campos; pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy; e pelo Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento, Adler Silveira.

Em sua saudação, o presidente da Fecomércio Pará ressaltou a importância do seminário para agregar conhecimento às entidades presentes. "A intenção do Sistema Fecomércio Pará em apoiar esse evento é decorrente de parte de sua missão, no sentido de contribuir para geração de conhecimento e promoção do debate, que possibilita reflexões e fornece elementos para subsidiar nossas entidades de classe nas proposições e ações em prol do fortalecimento e defesa dos segmentos que representamos", destacou Sebastião Campos.

Palestras

O evento contou ainda com a participação do economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). "Tanto no caso brasileiro quanto no caso paraense nós ainda estamos longe de recuperar os patamares anteriores à crise econômica", disse Bentes. Ainda segundo ele, e em termos relativos, nos últimos doze meses o Estado do Pará foi o que apresentou a maior taxa de crescimento de emprego. Além de Bentes, o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural da Fapespa, Márcio Ponte, apresentou a palestra Projeções e Perspectivas para Economia Paraense em 2019.