Sumário Econômico 1548

CNC reduz previsão para vendas do varejo pelo 4ª mês seguido IPCA-15 registra menor taxa para setembro em 12 anos - O IPCA-15 – índice prévio utilizado no regime de metas de inflação – apresentou recuo de 0,09% no mês de setembro, contra +0,13% em agosto. Foi a menor taxa para o mês em 12 anos. No ano, o índice apresentou elevação de 3,24%, abaixo da alta do mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, a inflação acusou incremento de 4,28%, abaixo do resultado registrado nos 12 meses imediatamente anteriores. Apesar da valorização do dólar, a continuidade da fraca atividade vem contribuindo para o bom comportamento da inflação no período. Apesar da intensificação da desvalorização cambial, os últimos resultados dos índices de preços ainda indicam sustentação de estabilização da inflação em 2018. Tanto o IPCA como seu índice prévio vêm registrando manutenção em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse processo tende a se manter, refletindo em um cenário benigno para os preços ao longo do ano, e mantendo o índice abaixo do centro da meta.

Diagnóstico e propostas de política comercial para o novo governo - No dia 21 de setembro de 2018, ocorreu um seminário da Funcex, com o apoio da Firjan, para debater o documento elaborado por ela com diagnóstico e propostas de política comercial para o novo governo. Sandra Polónia Rios palestrou sobre reforma tarifária, abertura da economia e negociação de acordos comerciais. Uma contradição mostrada na apresentação foi que o Brasil ao mesmo tempo que restringe o setor de serviços também tem uma alta abertura aos investimentos estrangeiros. Essa abertura comercial ajudou a aumentar a produtividade nacional, contudo houve queda nos lucros e nem todas as empresas resistiram à competição internacional. O segundo tema abordado foi financiamento e seguro de crédito às exportações e aos investimentos de empresas brasileiras no exterior pelo expositor Eduardo Augusto Guimarães. Ele chamou a atenção para o fato do financiamento às exportações pré-embarque ser feito principalmente pelos bancos privados, enquanto o financiamento pós-embarque está concentrado no BNDES.

Acordo entre Embraer e Boeing - Após meses de negociação sobre a estrutura de joint venture de US$ 4,75 bilhões para fabricação de aviões comerciais de menor porte, a Boeing e a Embraer estão prontas para dar o próximo passo. Ainda falta definir detalhes fundamentais sobre os termos financeiros da proposta de nova empresa. As cúpulas das companhias estão se esforçando para finalizar os termos até o final de outubro ou início de novembro, e depois buscarão a bênção oficial do governo brasileiro, dos acionistas e dos órgãos reguladores de pelo menos dez países. Segundo o esquema básico acordado até o momento, a Boieng investiria US$ 3,8 bilhões pelo controle de 80% das divisões de aviação comercial e de serviços da fabricante brasileira. A Embraer ficaria com os 20% restantes e continuaria produzindo aviões militares e jatos executivos. O acordo precisa de autorização federal, já que, com a privatização da Embraer em 1994, o governo passou a ter, por questões estratégicas e de segurança nacional, ações de caráter especial, chamadas de “Golden Share”, com direito a voto.

Operador Econômico Autorizado: o que é e quais os benefícios para a empresa - O Operador Econômico Autorizado (OEA) é o agente que intervém nas operações de comércio exterior, na movimentação internacional de mercadorias, com vantagem de tratamento diferenciado concedido pelas autoridades aduaneiras, tanto no Brasil quanto no exterior. Trata-se de uma certificação concedida à empresa pela aduana, a qual visa facilitar e agilizar as operações de exportação e importação, garantindo a segurança no trânsito da carga.

Download

  • Sumário econômico - n.1548 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.